terça-feira, 17 de setembro de 2013

Compras / Back To...

Toda a gente sabe que vivemos numa era de competição, onde todos se tentam destacar. São inúmeras as estratégias que as marcas desenvolvem para prender os seus clientes, sendo que a minha favorita é a troca de um determinado número de embalagens usadas por um produto novo. Na minha opinião, esta é das poucas situações onde toda a gente ganha: o consumidor que recebe um artigo de uma marca que supostamente gosta, a marca que, ao promover a reciclagem, é vista como sendo amiga do ambiente e, claro, o nosso planeta que desta forma se vê livre de alguns detritos que podiam não ter o final mais apropriado.
Infelizmente, ainda são poucas as marcas que optam por este tipo de fidelização, sendo que, em Portugal, só existem duas: a M.A.C e a LUSH. Na M.A.C podem trocar seis embalagens por um batom da linha regular, enquanto que na LUSH o que conta são os acondicionamentos pretos, onde cinco revertem para uma máscara fresca. Uma das grandes questões associadas ao sistema Back 2 MAC é se podemos ou não utilizar embalagens depotadas no retorno. Bem, supostamente, é possível, no entanto sei que existem lojas que são mais picuinhas do que outras.

Um tipo de serviço parecido e muito recorrente nas marcas farmacêuticas é a troca de um determinado número de códigos de barras, normalmente cinco, por um produto cujo valor está na média do dinheiro gasto previamente em cada um outros dos artigos. Neste caso, costuma existir dentro das embalagens dos cremes um cartãozinho para poderem colocar os diversos códigos de barras dos produtos que forem adquirindo. Para além disso, julgo que podem fazer a requisição do mesmo através das redes sociais das respectivas marcas. Quando acabarem de preencher o vosso cartão, só têm que proceder ao envio do mesmo para a sede portuguesa da marca em questão, ou seja, para a morada indicada no vosso cartão.
Em cima, estão alguns nomes que eu sei que trabalham ou já trabalharam com este género de iniciativa.

Se acharam este post interessante e quiserem que eu escreva mais alguns acerca desta temática, digam-me nos comentários!

10 comentários:

  1. Este post é interessante, já tinha conhecimento de algumas marcas mas não sabia que havia mais a trabalhar com esta iniciativa em Portugal :)

    ResponderEliminar
  2. mas tu afinal nao compraste nada? LOL

    na MAC nao da pra trazer uma sombra? eu acho que internacionalente é um batom ou uma sombra, mas nunca tentei, ainda nao acabei nada de la...na lush deve ser mais facil, mas so tenho uma embalagem preta de momento e nao tenho loja aqui ainda...

    essas da farmacia ja fiz uma vez com a boots, infelizmente nao gostei muito do produto que pesi em troca =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia que a Lush fazia esse tipo de fidelização... beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei do post :) É pena que não existam mais marcas com iniciativas destas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. eu quero aproveitar a promo da lush e da Mac :3
    Ainda preciso de saber se aceitam cá as caixas das sombras depotadas - deviam fazê-lo por não termos as recargas em pan.

    Tenho de pedir cartões disses da Avéne, da La Roche-Posay e a da Bioderma.

    Beijinhoo*

    ResponderEliminar
  6. A Phyto tbm tem cartão de fidelidade :)

    Beijoca

    ResponderEliminar
  7. Isso sim é interessante .
    beijinho
    www.eibonita.info

    ResponderEliminar
  8. Uma excelente iniciativa! Não tenho nada da Mac nem da Lush, mas pode ser que um dia ainda venha a adquirir.
    Podes fazer mais ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Adriana Castro: Ainda bem que gostaste do post! hehe

    TehTeh: Segundo sei, em Portugal, só podes trocar os produtos da M.A.C por um batom. Em relação à LUSH, penso que a troca tem que ser feita em lojas físicas, mas não tenho a certeza.

    Liliana Pinto: Infelizmente, a LUSH não divulgou tão bem o seu sistema de retorno como a M.A.C, daí que a maioria das pessoas o desconheça por completo. Aliás, para ser sincera, foi exactamente por isso que decidi escrever este post! *

    Rosa Branca: Verdade! Pelo menos, as marcas de luxo deviam aderir a este tipo de fidelização.

    Diana: Bem, supostamente aceitam. Sei que há lojas que colocam mais entraves do que outras, mas, regra geral, não deves ter problema! Em todo o caso, eu tenciono depotar as minhas sombras da M.A.C e conto se foi fácil ou não reverte-las no B2M.

    Vanessa Santos Almeida: A sério?! Não sabia! Por acaso, há alguns produtos da Phyto que gostava de experimentar. *

    Sofia Oliveira: Folgo em saber que achaste este post útil! :D

    Marisa Marques: Eu gosto de ambas as marcas, mas tenho a certeza que tu vais adorar a LUSH! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns :D Adorei o artigo! A Phyto também tem cartão de fidelidade! Beijocas

    ResponderEliminar

Hey!! :D Muito obrigada por perderes um pouco do teu tempo a comentar o Be Fashion! :) Quero muito saber a tua opinião e prometo responder ao teu comentário neste mesmo post. *

Andy ♥ FacebookInstagramYouTube